terça-feira, 22 de março de 2011

Entrevista com o NEM do Cama de Jornal (BA)

CAMA DE JORNAL SURGIU QUANDO E COMO?
A banda surgiu em 2001, em meio a uma nova leva de bandas que surgiram pela cidade, e íamos aos mesmos shows, só que ainda não nos conhecíamos.
E foi em um show underground em uma cidade vizinha chamada Poções que trocamos idéia pela primeira vez. Aí depois, percebemos que tínhamos os mesmos pensamentos e surgiu a idéia de montar uma banda de punk rock.

COMO FOI O COMEÇO DA BANDA?
Então começamos a tentar tirar um som, foi quando recebemos um convite da banda Renegados pra abrir o show deles.
A Renegados foi uma das maiores influencias pra Cama de Jornal, íamos nos shows deles e depois tomávamos cerveja juntos... então foi assim, nos chamaram pra abrir o show deles e tocamos 5 músicas, dentre elas, já mandamos 2 sons nossos: "Novela" e "Ilusão".
E aí teve uma galera que tava no som que achou horrível e esculhambaram a gente...kkkkkkk
QUAIS FORAM AS INFLUÊNCIAS?
Além da Renegados, banda local aqui, já tínhamos influencias de outra banda punk daqui da cidade, chamada Atestado de Pobreza, do final dos anos 80, e chegamos até a gravar o Atestado em nosso 3º CD, a música "Pus da Cidade"... e o mais bacana é que nosso batera é um ex-integrante do Atestado de Pobreza.
Agora além dessas bandas temos influências diversas, de Cólera a Ratos de Porão, mas ouvimos
muitas coisas, principalmente bandas undergrounds.

FOI FÁCIL CHEGAR A TOCAR FORA DA CIDADE PELA PRIMEIRA VEZ?
Não foi, nosso 3º show já foi em outra cidade perto daqui, nem tínhamos gravado nosso primeiro CD ainda, mas foi um show bem tosco.
Depois disso, já tocamos em Salvador (4 vezes), Simões Filho, Ipiaú, Boa Nova, Poções e Barra do Choça, mas ainda não saimos do estado.
Queremos sair esse ano ainda, já tá rolando uns convites pra Sampa, Brasília e quem sabe a gente toca aí em Goiânia...hehehe... estamos pensando em uma turnê também pelo nordeste, até Recife, são projetos que vamos correr atrás...

QUAL FOI O RESULTADO DA PRIMEIRA DEMO?
A primeira demo é sempre importante. Ela pode abrir ou fechar portas, no nosso caso, a Demo "A Revolta dos Miseráveis" abriu uma porta logo no dia do lançamento. Tínhamos ido a um programa de rádio pra fazer a divulgação e havíamos nos inscrito em um festival que rolava no carnaval aqui na city, um palco só de rock, e não fomos selecionados. Aí quando estávamos dando a entrevista no programa, o apresentador perguntou por que a gente não tinha sido selecionado pro festival e respondi que não sabia. Na mesma hora um produtor do festival ligou pro programa e disse que a gente iria tocar. Mudaram de idéia depois que ouviram o CD na rádio, e depois disso conseguimos alcançar um público bem maior com esse CD de estréia.
OS TEMPOS MUDARAM MUITO, AS CARTAS QUASE SE FORAM, SOBROU A INTERNET, COMO VOCÊS VEEM A DIVULGAÇÃO DA CENA ATRAVÉS DESSES VEÍCULOS COMO BLOGS, REDE SOCIAIS?
Eu acho legal, dá pra alcançar um público que você não conhece, e que na maioria das vezes também não conhece a banda. Além de não ter o custo que você teria se fosse mandar os materiais via correio.
Mas ainda hoje recebo muitos materiais aqui via correio, como CDs e zines.

QUEM COMPÕE AS LETRAS DO CAMA?
A maioria das letras eu que escrevo, mas temos algumas músicas escritas por Rose (baixo) e tambem por Lázaro (guitarra).
No nosso site tem todas essas informações. Letras, história, videos, shows, etc.

A REVOLTA DOS MISERÁVEIS FOI FEITO A PARTIR DO QUE? E SIM,SOMOS OS PIORES?
"A Revolta dos Miseráveis" foi escrita quando eu tava estudando em São Paulo e tive que abandonar a faculdade por falta de grana, pois eu não tinha arrumado um trampo e tive que vir embora... então logo que saí da faculdade, vinha pensando sobre a falta de oportunidade seja ela em relação a educação ou trabalho e sentei e fiz a letra que diz no primeiro verso:

"Eu queria estudar
Eu queria trabalhar
Mas nunca tive chance
E na rua fui morar"

Não cheguei ao ponto de morar na rua, pois vim logo embora...mas é foda!!!
A "Sim, Somos os Piores" surgiu depois que inventaram que a banda tinha acabado e o boato se espalhou...e aí lembrei da época do início da banda, que esculhambaram a gente e daí surgiu a música:

"Sim, somos os piores
Mas atitude de verdade
Isso nunca nos faltou
Sim, somos os piores
E para a tristeza dos que nos odeiam
A banda não acabou"

COMO ANDA A CENA DE CONQUISTA? E OS ZINES, AINDA SÃO PRODUZIDOS?
Cena punk rock aqui já foi melhor, mas ainda temos boas bandas surgindo, como a banda In Mundos, já peguei vários shows deles, e inclusive vão tocar com a gente no nosso show de 10 anos, junto com o Cólera.
Em relação aos zines, temos o "A Célula", produzido por Lázaro, nosso guitarrista, que já gerou até uma coletânea chamada "A Outra Face da Bahia", só com bandas punx/hc baianas.
CAMA DE JORNAL, O ESPAÇO É DE VOCÊS!
Queria dizer que depois de 10 anos fazendo punk rock no interior da Bahia, e depois de gravar 4 CDs e 4 DVDs, não conseguiríamos alcançar nosso público se não fosse com a colaboração de pessoas como você, que mantem acesa a chama do underground através dos sites, blogs e zines.
Quero agradecer convidando todos para comparecer no nosso show de 10 anos, com a presença do Cólera, e onde estaremos gravando um CD/DVD ao vivo que será lançado ainda em 2011, junto com um documentário que estamos produzindo, que conta um pouco mais sobre esses 10 anos de muito punk rock...
Valeu a todos que acreditam no underground!!!
Um forte abraço e acessem nosso site e conheça um pouco mais sobre essa banda tosca chamada Cama de Jornal!!!
www.camadejornal.com.br

Valeu Stiv!!!


by Stiv Kie

7 comentários:

  1. Muito bom Stiv, não conhecia muito a banda, só tenho aqui o Comendo Lixo que peguei com o Alysson, terminei de ler a entrevista e já botei o cd no aparelho de som hehehe

    ResponderExcluir
  2. parábens só que posso dizer é merecido cada dia de luta pois hoje vcs estão colhendo,tenha certeza
    que sempre iremos se espelhar em vcs tbm.
    salve,salve Cama de Jornal 10 anos

    os parábens da banda Coliforme Fecal de poções

    ResponderExcluir
  3. 10 anos de banda não é para qualquer 1! Parabéns à Cama de Jornal por sempre representar bem nossa cidade, e obrigado por lembrarem de nós! Um abraço dos irmãos da In Mundos!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. então estar ai man, cama de jornal com seus 10 anos, essa banda ainda promente muito!

    stiv

    ResponderExcluir
  6. Ae
    Manero
    Sou da cidade mais n sabia as informações postadas aqui.
    Viva a tosqueira!!
    Prabeens
    Sim! sao os melhores da cidade

    ResponderExcluir