domingo, 1 de maio de 2011

Resenha Festival Punk Bebedouro II

Ae galera, uma nova resenha aí, sobre o segundo Festival Punk de Bebedouro-SP.
Essa vai regada de revolta mas também de esperança, porque apesar de tudo aquilo que aparece pra nos derrubar, se continuamos na luta é porque acreditamos que vamos vencer... e vamos!

Primeiramente: O Buzon (Resto de Ontem) e toda a organização fizeram um corre do caralho, descolaram uma aparelhagem responsa, gravaram direto da mesinha de som todas as bandas (então acho que logo logo tá saindo uma coletânea do fest) e ainda gravaram em video também.
Parabenzasso pela realização desse evento foda, e que podia ter sido muito melhor se mais gente tivesse esse tipo de comprometimento.

Bom, eu na real saí 6h da manhã de casa pra me jogar pra esse fest, e só fui chegar lá umas 13h (horário previsto pra começar), pra variar no horário só tava os organizadores, eu fui o primeiro a chegar no pico e já montei a banquinha humilde da BxDxFx.Logo chegou o Et e o Paulão (ambos do Rotten Ass, Paulão é o cara do blog Ferro e Fogo) e colocaram essa banquinha linda, eu mesmo gastei toda a grana que tinha pro goró aí hehehe.
Tinha um The Jam ali baratinho baratinho, até pensei em comprar só pra revender hahaha

A primeira banda a tocar foi o FARPA (Bebedouro), nessa hora tinha meia duzia de gente só lá. Quando começaram a intro do primeiro som com guitas independentes e tudo mais eu pensei "pô, os moleques compoem bem", mas depois eles falaram que eram cover. A banda só tocou cover, Dead Fish, Noção de Nada e uns outros que não identifiquei, mas tudo nessa levada do melódico pro experimental.


Na sequência foi o MUTUCAS (Bebedouro também), foram pra cobrir as bandas que faltaram. O som era autoral, o que é muito bom, e tinha influência nitida de Raimundos e Carnal Desire (se eles não conhecem a banda deveriam procurar conhecer).

Ai veio o CABORJA (Barretos-SP), caralho! Como eu queria que eles tivessem colado na última gig da região, eu tava bodiado demais nessa, talvez pela ausência do meu habitual corotinho, ou talvez pela falta de sono... enfim. Que foda! Pra tentar descrever essa banda: consegue imaginar Dead Kennedys fazendo um jam no Revolution Summer? Não, não tô descrevendo Fugazi não, Caborja é paulera pura mas com viradas e partes faladas e narrativas quase que proféticas e emocionantes, o vocal tem muita presença e passa muita emoção nas letras, um puta show mesmo! Banda que merecia muito mais reconhecimento e destaque... Ae pessoal das Verduradas, dêem uma chance pra eles, não vão se arrepender!
http://www.myspace.com/caborja

E depois o NEKROTÉRIO (Uberaba-MG) mandando um horror punk bem violento. Sonzasso, nome que merece destaque na cena horror nacional. Fizeram até um troca-troca com o Pesadelo Brasileiro, chamaram o Pinga pra cantar um som e depois foram cantar um com ele hehehe
Curti bastante Psycho Girl e Just Bleed In My Body.
http://www.myspace.com/nekroterio

E foi a vez do RADIAÇÃO X (Barretos). Puta que pariu também! Barretos tá bem na fita!
Eu já tinha ouvido superficialmente umas mp3 deles mas nem tinha dado muito bola, agora ao vivo os caras passam uma energia animal, skate punk hardcore no seu melhor, rápido e crítico. O som deles viaja entre o melódico e o old school e é uma porrada só!
Apesar de eu ser um materialista assumido, não troco ouvir uma banda ao vivo por um disco dela nem fodendo.
http://www.myspace.com/radiacaox

Então Começou o Horror, PESADELO BRASILEIRO (Catanduva-SP). Não tenho muito o que falar além do que já falei deles na última resenha. Sempre foda o som, e pra fechar a música omonima que é um dos melhores hinos de horror punk que já ouvi.
http://www.myspace.com/pesadelobrasileiro

Ai entrou o SMONERS (Paulínia-SP), com um som punk bem cru. Destaque pro som Paulínia Poluída, falando sobre a destruição que a indústria petro-quimica levou pra cidade.
Eu fiquei meio de birra depois de uma parada que os caras falaram e fui sentar, mas pensando bem foi vacilo meu, os caras vieram de maior longe e marcaram presença e tem um som muito bom.
http://www.myspace.com/smonerspunkrock

Pra fechar o RESTO DE ONTEM (Bebedouro) que também agitou legal o que sobrou da galera. Essa é mais uma banda que a gravação não faz juz a energia que passam ao vivo, eu curto vários sons deles mas a que eu mais viajei mesmo nessa noite foi Nos Braços de Um Anjo.
http://www.myspace.com/restodeontem

Agora a crítica séria:
Infelizmente é uma minoria que tem compromisso com a parada, muito PANQUE por aí agita que vai fazer isso e vai fazer aquilo, fica falando de anarquia e revolução e deixa todas essas palavras jogadas ao vento. O evento foi meio miado de gente, isso é triste mas não é o real problema, a falta de comprometimento não é uma atitude isolada, acaba sendo uma postura que o cara leva pra vida. No fest faltaram SEIS bandas, não vou citar nomes aqui, algumas tiveram seus motivos, mas outras foi por puro amadorismo que não foram, tiveram quase 3 meses pra se preparar e só um dia antes resolveram ir ver se tinha ônibus, quanto era, e coisa assim, ou então nem viram o dia certo que ia ser o fest.
Claro que nenhuma banda fez isso de propósito, mas essa falta de atenção é foda, a infra estrutura ali montada foi do caralho, fora a gravação do som que ficou perfeita ainda gravou em video, o Buzon descolou marmita pra todo mundo, foi atrás de alugar cadeiras, mesas... isso aí é uma puta falta de respeito com o corre do cara.
Agora isso eu não posso falar dessas bandas porque não conheço os caras (e não tô colocando todas as bandas que faltaram no mesmo barco, como eu disse, umas tiveram seus motivos de força maior), mas outros PANQUES da região também agitaram que iam e nem deram as caras pra prestigiar o trampo, e esses mesmos muitas vezes enchem a boca pra criticar bandas como as duas que abriram o evento chamando os caras de emo, modinha, vendido, e coisa assim só por terem um som mais melódico, ou então bandas de horror de alienadas por não abordarem temas políticos, mas todos esses aí tavam lá marcando presença e dando um baile de atitude em panquekinha fantasiado... e depois ainda querem reclamar que nunca rola som...

Mas nem de longe tudo é trevas!
Não mesmo!
Captei algumas cenas lindas fest, curtam aí:


E depois do fest eu e o Cau (é, aquele que organizou o fest de José Bonifácio) descolamos uma carona até a rodoviária e dormimos atrás de uma mureta de um barzinho esperando o dia amanhecer pra iniciar a jornada de volta. Depois disso já não tem nada que interessa.
Apesar dos pesares, o fest foi muito bom, conseguiu arrecadar o leite para doação, varias pessoas ali nos microfones passaram mensagens muito boas, não rolou nenhuma depredação do espaço, e vendo esses trechinhos gravados fica aí a esperança de construirmos uma cena mais forte, unida e principalmente mais CONSCIENTE, porque nem só de bandas caminha o movimento, ação direta é preciso também!

obs: ainda cheguei felizão em casa, finalmente terminei essa porra de resenha, agora vou pro meu quarto curtir meus espólios de guerra!
YEAH BABY!!!

10 comentários:

  1. Eaí Massa a resenha acima, parabéns sintetizou bem o que rolou lá !!!
    Agora sobre o que falamos no som!?!?!? seria sobre o lance das PLANTAS tmbm serem seres vivos e q talvez no futuro possamos descobrir isso q elas tem sentimentos como nós e isso fazer mudar toda uma "filosofia de vida". Somos abertos ao dialogo, como dissemos não falamos verdades absolutas somente transmitimos a vida como a vemos, nossa visão, agora se é certa ou errada não nos preocupamos, e gostamos de sair de um fest como esse sabendo que deixamos uma semente de curiosidade nas pessoas,
    Valeu !!!
    Edinho,
    SmonerS
    -(:- )

    ResponderExcluir
  2. Ae Edinho, se tu quiser, me passa teu endereço que eu te envio um dvd com uns docs pra tu ver que a coisa não é tão simples assim.
    Mas como eu disse foi vacilo meu, afinal punk é isso aí, dizer o que pensa.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. aeeeeee.. parabens pelo post.... venho falar em nome do Nekrotério...

    curtimos muitooo tocar nesse fest... mesmo com a quantidade de gnt [q vcs falaram aí]

    mas... mesmo assim... adoramos conhecer um pouco da cena de bebedouro... adoramos ter dividido palco...e ter conhecido bandas ainda desconhecidas pra gnt...

    pra mim e pros caras do nekroterio [Allan Snipher, Gabbe, Speed e ArRoiZz - esse q vos fal] foi uma honra.. e esperamos tocar nos proximos q virão....

    força sempre!!!


    PS: gnt q faz barulho e não prestigia os poucos eventos q rolam tem aos montes... num eh só na cidade de vcs não... kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Aeeeeeeee!! Valeu Pira, valeu Bebedouro!

    Pode não ter dado muita gente no fest mas a galera que tava era só gente boa!
    Surpreendi com a organização, e a idéia do esquema de gravação do DVD foi do caralho, sem falar da aceitação do público e elogios que me deixaram muito feliz MESMO :D
    Ter o trabalho reconhecido não tem preço, nós do Nekrotério só temos a agradecer. Esperamos voltar em Bebedouro mais vezes, VALEUUU!

    ResponderExcluir
  5. E AI PIRA. FICOU LOUCA A MATÉRIA KAKA
    PAULÃO ATITUDE - A FERRO E FOGO

    ResponderExcluir
  6. Fico contente que todos tenham curtido!
    Ano que vem vou fazer de novo...
    Valeu!

    ResponderExcluir
  7. é isso ae pessoal, eu curti muito, pessoal td gente boa "ae pira parabens maluko, vc é um responsa" espero vcs no proximo!!!!

    ResponderExcluir
  8. Ai Pira, muito legal a resenha, em termo de publico estava fraco mesmo, mas nem me assusto mais com isso aqui nesta cidade, muita gente fala muito e faz pouco.
    As bandas que tocaram achei legal o Nekrotério, o Caborja como sempre é bem legal tbm, O Radiação X foi o show mais legal que vi deles, não pude ver ver o Smoners nem o Resto de Ontem pois tive que ir embora devido a compromissos pessoais e ja aproveitei e deixei o pessoal do Radiação X na rodoviaria tbm, parabéns ao Buzon por ter corrido pra fazer o esquema e a todos que o ajudaram.

    ResponderExcluir
  9. valeu tudo mundo ai comentando!

    ResponderExcluir
  10. MUTUCAS

    Aew Galera Valews!!!!

    muito bom tocar nu fest!!!

    quando rolar é só chamr q a gente vai!!!!!

    valewsssss

    ResponderExcluir