sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

S.O.P.A., P.I.P.A., A.C.T.A. - mas que merda é essa?

Para explicar estas siglas é necessário saber antes uma palavra muito importante: LOBBY.
No Estados Unidos e em muitos países da Europa a prática do "lobbying" é legalizada, mas o que é isso?
É muito simples, são deputados, senadores e demais legisladores pagos para defender os interesses de corporações. Assim, as corporações criam leis que interessam a eles e usam os legisladores para fazê-las virarem realidade... parece absurdo mas é muito real.

A bola da vez são essas siglas do título, o S.O.P.A., P.I.P.A. e A.C.T.A., disfarçadas de leis para defender o "copyright" e a propriedade intelectual elas nada mais são do que censura na internet.
Alguns sites já foram tirados do ar, como o MegaUpload e o FileSonic. Estes são sites para hospedar arquivos, pode ser algum cd "pirateado" mas também pode ser um vídeo que você gravou da sua família e colocou no internet pra mandar para outros familiares... isso não importa, para defender o "copyright" eles passam por cima de tudo.
Na verdade, de acordo com essas leis, o site ter "POTENCIAL" para infração de copyright é o suficiente pra ele ser tirado do ar sem nenhum aviso... sabe quais sites tem esse potencial? Orkut, Yahoo, Facebook, Twitter, Youtube, Wikipedia, Blogspot, Wordpress, Hotmail e toda a internet! Com essa lei eles ganham o direito de tirar qualquer coisa do ar pela simples "infração do direito autoral".

O que pode caracterizar isso?
Bom, de acordo com as leis de Diretos Autorais, você pode ser preso por cantar uma música no banho (se você não possui e não pagou pelos direitos da música). Aqui nesse blog, além das infrações óbvias (alguns discos aqui foram lançados pela RCA, PoliGram, etc) tá ligado aquela imagem ali do lado fazendo propaganda da BDF distro? Pois é, aquela é uma infração tremenda de direitos autorais! Afinal ali é o Godines (do seriado Chaves), personagem protegido por direitos autorais. (E eu posso ser preso por 5 anos por causa disso - muito mais tempo do que os donos da Daslu, Shinchariol, grupo Opportunity e muitos outros pilantras já ficaram preso... juntos!).

Essas leis interessam a um pequeno grupo que quer continuar tendo seus lucros absurdos com seus negócios arcaicos, estou falando das grandes gravadoras (Sony, Universal, Warner, EMI) e estúdios de cinema (Warner, Paramount, Fox, Disney, Columbia, Universal). Os tempos mudam, as tecnologias mudam, mas eles se negam a se adaptar e esperam que o resto do mundo continue fazendo tudo do jeito que os interessa.



Não é a primeira vez que a "música e o cinema" estão para serem "destruídos".
Em 1982 o presidente da MPAA (grupo do cinema) deu a seguinte declaração:

"Estamos em frente a um novo e preocupante assalto a nossa segurança fiscal e vida econômica, e isto vem de algo chamado video-gravador de cassete"
Jack Valenti

Sim, de acordo com Hollywood, eles iriam falir a qualquer momento por causa da invenção do video cassete com gravador, por isso o produto deveria ser proibido antes que milhares de pessoas perdessem seus empregos.

Em 1987 foi a vez da RIAA (das gravadoras) entrar com um lobby pra tentar acabar com os aparelhos que gravavam fitas K7.

"Gravações ilegais tem sido tão constantes que isso afeta a quantidade e diversidade de músicas sendo gravadas"
Senador Inouye

Só um adendo interessante, o que afeta a diversidade é o monopólio e jabá que faz com que seja sempre a mesma merda tocando em todo lugar.

Em 1998 a RIAA ataca mais uma vez. Dessa vez o mundo iria acabar por causa da criação do mp3.

"O produto RIO da Diamonds - leitor de mp3 - esta destinado a arruinar um sistema de distribuição legitima no mercado"
Hilary Rosen

Quem me dera se a indústria da música tivesse acabado em 1998, assim a última merda a incomodar nossos ouvidos seria o É o Tchan e o Backstreet Boys.



Essas corporações multimilionárias realmente são idiotas a ponto de fazer tais declarações estúpidas acreditando no que dizem? Não. eles sabem que isso não é verdade, quem não sabe é a população alienada e os políticos idiotas comprados pelo lobby.
Inclusive a maioria dos congressitas americanos que estavam discutindo sobre a aprovação do S.O.P.A., lei que afetaria a internet mundialmente, admitiram nem saberem ligar um computador... então quem são eles para decidirem sobre este assunto?

Para as corporações, o único perigo da internet não é a pirataria, mas sim a concorrência. Pela internet muitas companhias "indies" conseguem níveis de divulgação que seriam impossíveis antes se não fosse por meio de emissoras de rádio, TV e editoras de revista (as quais só as grandes empresas tem acesso). O que não falta por aí é "celebridade de Youtube", gente lançando coisa e fazendo sucesso sem nenhuma corporações ganhar em cima... e isso deixa eles muito putos.
Mas o real perigo por trás destas leis é político. Pode se tirar qualquer servidor do ar sem nenhum aviso pelo pretexto do direito autoral (que como já foi visto antes, é muito amplo). A infração nem precisa ser real, pode ser plantada... você faz um fórum sobre um assunto político e alguém vai lá e coloca uma foto do Bob Esponja ou um link para download do disco do Justin Bieber e já basta pro site ser tirado do ar.
Muitos países sob ditaduras limitam o acesso a internet, mas sempre tem alguém conseguindo burlar de alguma maneira... há pouco tempo atrás houve grandes revoluções em diversos países árabes e as pessoas estavam se organizando (e informando o resto do mundo sobre os acontecimentos) graças a internet. Com leis como essa circulando é possível desvincular totalmente os meios de comunicações e assim isolar grupos e suprimir qualquer insurgência. Pra não citar a censura e restrição ao acesso de informações nos países já ditos "democráticos" (motivos pelos quais Wikipedia e Google protestaram).



Agora voltando ao que alegam ser o motivo dessas leis, a pirataria.
Quando eu era mais novo o jogo Counter Strike fazia um puta sucesso (não sei se ainda é assim) e o presidente da Valve (dona do jogo) deu a seguinte declaração:

"A pirataria é um problema de serviço, e a maneira de acabar com a pirataria é oferecer um serviço melhor que o dos piratas."
Gabe Newell

Aí ele criou um sistema de suporte online para quem tinha o jogo original com diversas vantagens, assim como há uma caralhada de vantagens para todos os jogos originais. É por isso que a indústria dos jogos é a que mais cresce no mundo - e não o cinema e música -, porque eles se adaptaram aos novos tempos. Não são um bando de retardados pré-históricos tentando nos enganar, eles oferecem o "serviço melhor", diferente das MPAA e RIAA da vida.

Um outro exemplo que se pode dar de "serviço melhor" é o que a Apple criou com o ITunes, tu pode ficar por aí caçando e MP3 e convertendo pra poder ouvir no seu Ipod, mas é muito mais fácil tu gastar alguns centavos pra comprar as músicas que você quer - e só elas, não necessariamente um CD inteiro - e já tê-las ali prontas pra ouvir com alta qualidade e uma fonte confiável (claro, estou falando dessas músicas lançadas pelas grandes empresas, não do underground porra-loca independente que a gente curte)

É isso que acontece, ao invés de procurar aprimorar o seus serviços, eles querem te obrigar a aceitar o jeito deles.


Hoje, secretamente, 22 países da União Europeia assinaram o A.C.T.A. que é exatamente isso tudo que eu tenho dito aqui. A diferença é que não é uma lei para um país (como o S.O.P.A. e P.I.P.A.) e sim um acordo internacional... e é capaz de logo estar no Brasil também.
Então fiquem espertos, já estão rolando manifestações e logo mais vai aparece umas petições online... se informem! Não sejam alienados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário